3 de ago de 2012

[sexta turística] Viaje pelo universo dos livros


O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams
O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams
Arthur Dent, protagonista do livro, é um típico inglês que se vê obrigado a abandonar o Planeta Terra antes de uma explosão terminal. O livro de ficção científica chama atenção pelo seu humor afiado. O autor a todo o momento faz referências críticas à sociedade ironizando a burocracia e a política, bem como outros costumes que são aceitos automaticamente por todos, sem que haja uma reflexão a respeito.
O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien
O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien
O livro O Senhor dos Anéis conta uma história fantasiosa que ocorre num mundo imaginário inspirada na Idade Média. A Terra Média, palco da narrativa, é habitada por seres humanos, mas também por outros povos humanóides como Elfos, Anões e Orcs. Frodo Bolseiro, o protagonista da raça Hobbit, inicia uma expedição para evitar que o “Anel do Poder” possa ser usado para o mal.

Um adivinho me disse – Tiziano Terzani
Um adivinho me disse – Tiziano Terzani
No livro o jornalista italiano relata suas viagens pelo oriente em que explora o lado espiritual e místico das regiões que percorre. Tiziano inicia sua peregrinação inspirado por um presságio de um adivinho que alertou o autor sobre o perigo de uma morte em queda de avião. O jornalista viaja por terra ou mar observando aquela cultura que atravessa um momento de crise de identidade perante às influências ocidentais.

O pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
O pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
O pequeno e solitário viajante do universo encontra os mais variados tipos de pessoas. O príncipe busca compreender o comportamento de cada um. A simplicidade dos pensamentos expostos no livro cria uma reflexão sobre os costumes da vida adulta. O Pequeno Príncipe é um dos livros mais traduzidos de toda a literatura mundial.

Medo e Delírio em Las Vegas – Hunter S. Thompson
Medo e Delírio em Las Vegas – Hunter S. Thompson
Narra as desventuras de dois personagens alucinados pelo uso constante de drogas. O jornalista Raoul Duke - um dos pseudônimos de Thompson, na companhia de seu advogado Dr. Gonzo, atravessa o deserto com a missão de cobrir em Las Vegas uma corrida de motos. O livro traça um perfil de dois Estados Unidos, um careta e conservador e outro “doidão”, pronto para viver experiências sem limites.

A insustentável leveza do ser – Milan Kundera
A insustentável leveza do ser – Milan Kundera
Trata-se de um romance com inesgotáveis temas existenciais que constituem uma viagem ao interior das personagens instigando o leitor a refletir em busca do auto-conhecimento. A história tem como pano de fundo a invasão russa à Tchecoslováquia.

Dom Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes
Dom Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes
No período em que os ficcionais romances de cavalaria eram extremamente populares, Miguel de Cervantes criou uma paródia ao estilo ao publicar as aventuras de Dom Quixote. O protagonista, após ler romances de cavalaria confunde realidade com ficção e acredita que as narrativas têm valor histórico. Quixote decide então tornar-se um cavaleiro andante e na companhia de seu parceiro, Sancho Pança, inicia suas incursões pelas terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha.

A Volta ao Mundo em 80 Dias – Júlio Verne
A Volta ao Mundo em 80 Dias – Júlio Verne
Na obra do escritor francês, o protagonista Phileas Fogg, um rico e um tanto quanto solitário “gentleman” britânico se vê influenciado a iniciar uma viagem pelo mundo após discussão travada com seus amigos que duvidaram que tal feito seria possível no transcorrer de apenas 80 dias.

Budapeste – Chico Buarque
Budapeste – Chico Buarque
Na ficção criada pelo autor, o protagonista José Costa se vê perdido na Hungria, onde se relaciona com Kriska que lhe ensina o húngaro. Costa é um ghost-writer, escritor anônimo que escreve para ser publicado por outros, que tem fascínio ao ver seus livros bem cotados no mercado literário. A narrativa aborta as inquietudes do ego deste escritor, bem como os impasses de seus relacionamentos com Kriska e com sua esposa Vanda, que mora no Rio de Janeiro.

Fonte: Turismo Já

0 comentários:

Postar um comentário