16 de jul de 2012

[curiosidades] Personagens de verdade? Não. Cosplay!


Viajar por mundos fantasiosos e viver as mais intensas emoções e aventuras não é novidade para nós que amamos livros, mas já pararam para pensar que a imaginação pode ficar ainda mas vívida se nos transformarmos nos próprios personagens?

Quem nunca quis fazer parte da galera criada por J.K.Rowling, fugir para um mundo mágico através de um guarda-roupa ou ser filho de um deus?

E é isso que os cosplayers. Mas...quem são eles?
Apaixonados pelos personagens de ficção, diversas pessoas espalhadas pelo mundo se transformam em seus heróis favoritos, com direito a roupas, maquiagem e acessórios.

Cosplay é uma mistura das palavras inglesas costume (fantasia) e play (jogar). Apesar de sempre associada ao Japão, a prática tem sua origem em convenções de ficção científica nos Estados Unidos, por volta da década de 1930.

Já no final dos anos 40, Nobuyuki Takahashi, de um estúdio japonês, participou da convenção e, ao ficar encantado com as apresentações dos personagens, difundiu a prática em terras nipônicas, onde foi prontamente aceita.

No Brasil, o cosplay começou na década de 80, embora ainda de forma bastante tímida. Foi a partir dos anos 90 que se vestir como pessoas da ficção tornou-se uma mania nacional, com a realização até de concursos. Os brasileiros conquistaram, em 2006, o título de melhores cosplayers do mundo.

Mangás japoneses, Harry Potter, Jogos Vorazes, Percy Jackson, zumbis, vampiros e até anjos. Nenhum personagem da fantasia fica de fora dessa.

0 comentários:

Postar um comentário