24 de jan de 2013

[quinta científica] Quantas pessoas você deveria namorar antes de se casar? A matemática explica


De que forma podemos virar nosso colchão a fim de aproveitá-lo ao máximo? Como o google vasculha a internet? Quantas pessoas você deveria namorar antes de se casar? Acredite ou não, a matemática exerce um papel fundamental na resposta dessas e de outras questões.

LIVRO: A matemática do dia a dia, de Steven StrogatzEm A matemática do dia a dia, lançado no Brasil pela Elsevier, o autor Steven Strogatz apresenta os conceitos básicos da matemática explicando sua linguagem incomum e cenários conceituais que facilitam a compreensão de problemas complexos.

Cada capítulo é um momento de descoberta, começando com o porquê de os números serem tão úteis, passando pelas tortuosas verdades contidas no π, no teorema de Pitágoras, nos números irracionais e nas caudas longas e chegando aos rigores e ao surpreendentes encantos do cálculo. Ganhador de diversos prêmios como professor em Cornell e elogiado por seus artigos sobre matemática no New York Times, Strogatz usa como premissa apenas o fato de que seus leitores são curiosos e têm bom senso e os recompensa com explicações claras, inteligentes e divertidas os mais importantes - e empolgantes - princípios da matemática.

Trata-se de uma viagem guiada pelos elementos dessa instigante área do conhecimento, que vai desde a pré-escola até o ensino superior, e se destina a qualquer pessoa que queira dar uma segunda chance ao tema – desta vez sob um ponto de vista adulto. Despindo-se da pretensão de ser a salvação dos que abominam cálculos e fórmulas, a obra busca expressar melhor do que se trata a matemática e por que ela encanta tanto as pessoas que a compreendem. A matemática é a base de tudo no universo, incluindo nós mesmos, mas, ainda assim, não entendemos sua linguagem universal o suficiente para nos deleitarmos com sua sabedoria, beleza e prazer.

“A matemática está em todos os lugares, se você souber para onde olhar. Veremos senos nas listras das zebras, ouviremos ecos da Euclides na Declaração da Independência dos Estados Unidos e reconheceremos sinais dos números negativos que antecederam a Primeira Guerra Mundial. Veremos como nossas vidas hoje são afetadas por novos tipos de matemática, enquanto procuramos restaurantes on-line e tentamos entender – sem falar em sobreviver – a assustadora instabilidade do mercado de ações” afirma o autor.

Sobre o autor:
Steven Strogatz  leciona matemática aplicada na Universidade de Cornell. Professor renomado e um dos matemáticos mais citados do mundo, ele é um convidado frequente do programa RadioLab da National Public Radio. Ele é o autor de Sync e The Calculus of Friendship, e recebeu um prêmio por toda uma vida de ensino da matemática. Ele também escreveu uma popular coluna online no New York Times, “Os Elementos da Matemática”, que serviu de base para este livro.

Fonte: Plena Mulher / OnLine

0 comentários:

Postar um comentário