23 de ago de 2012

[quinta científica] Os melhores inimigos

http://stg2.novoser.com.br/Imagens%20Abril/obra/capa/9788508157457.jpg

Uma história das relações entre os Estados Unidos e o Oriente Médio | Primeira parte: 1783-1953

Parte da coleção AgaquêAutores:Jean-Pierre Filiu e David B.O conflito entre Israel e Palestina, as Guerras do Golfo, do Iraque, do Afeganistão, e até os recentes combates na Líbia... Todos esses embates que marcam nossa história recente estão à sombra da relação entre Estados Unidos e Oriente Médio. 
Este é o primeiro volume de uma trilogia que se propõe a analisar as raízes desse conturbado e complexo jogo de aproximações e distanciamentos, de embates e alianças. Através da visão crítica de Jean-Pierre Filiu, especialista em islã, e da arte consagrada de David B., referência internacional das histórias em quadrinhos, desvendaremos como as potências coloniais europeias cedem lugar à influência dos Estados Unidos, que se erguem como gigantes no cenário mundial. 
Logo no início, a obra expõe sua tese principal, como um aviso: a busca desenfreada e gananciosa pelo sucesso, e que não pensa em suas consequências, só gera guerra, destruição, sofrimento. Em suas páginas, a HQ mostra como a História testemunhará a recorrência dessa faceta da insensatez humana ao longo de suas eras. O leitor adentra a época da pirataria otomana no Mediterrâneo; passa pelas Guerras Mundiais, pela Guerra Fria e pelas divisões territoriais delas resultantes no Oriente Médio. E é assim que acompanhamos a crescente interferência norte-americana nos movimentos nacionalistas locais.
Uma rede de intrigas, conspirações e subornos perpassa os diversos momentos retratados. Para o leitor, o ganho é de uma visão panorâmica e desmistificada. 
Sem respostas fáceis, Os melhores inimigos lança mão de seu melhor trunfo: a dúvida acerca das verdades estabelecidas.

Fonte: Ática

0 comentários:

Postar um comentário