15 de ago de 2012

[livros em série] Box reúne biografias de três grandes nomes da MPB


A editora LeYa reúne em edição limitada os três volumes da coleção "Histórias de Canções". O box traz as biografias publicadas até então, "Chico Buarque", "Paulo César Pinheiro" e "Toquinho". Cada volume mostra a vida e a produção destes grandes nomes da MPB.

Em "Chico Buarque", Wagner Homem revela curiosidades por trás das composições. O processo criativo e o cenário brasileiro à época da criação são mostrados com depoimentos, e revelam o relacionamento do compositor com outros letristas, como Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Wagner mostra quem é a "filha" que gostava do músico, no verso "você não gosta de mim, mas sua filha gosta". As musas que nomearam canção também são apresentadas.

Os 40 anos de carreira de Paulo César Pinheiro são desnudados no volume dedicado ao compositor. Como os outros títulos, os bastidores das canções são contados. A composição de uma canção que demorou 20 anos para ser concluída e outra que surgiu na mente do compositor quase por completo, são algumas destas curiosas histórias.

O mais recente, "Toquinho", dedica grande parte das histórias à parceria duradoura com Vinicius de Moraes. As canções que os dois compuseram juntos, e que depois Toquinho tocaria em homenagens ao poeta, têm suas letras completas. Outro momento importante da carreira do violonista, as músicas infantis recebem destaque. Leia trecho

Todos os três livros são ilustrados com fotos pessoais e de apresentações, além mostrar a discografia completa dos biografados. Depoimentos de amigos e parceiros complementam as passagens da carreira dos músicos e da história da MPB.

1 comentários:

Postar um comentário