26 de jul de 2012

[quinta científica] Livro analisa o papel dos super-heróis na formação do caráter


Deuses e humanos com dons especiais fazem parte da cultura de diversos povos. A importância desse conjunto de mitos na formação moral do indivíduo são analisados no livro "As 7 Leis Espirituais dos Super-Heróis" pelo médico Deepak Chopra, mesmo autor de "O Efeito Sombra".

Chopra examina quais são os ensinamentos fundamentais apresentados pelos heróis antigos e contemporâneos, de Shiva e Zeus a Batman e Homem de Ferro. "Com frequência as histórias são similares, mas adotam máscaras e trajes modernos", explica.

A cada capítulo, o leitor encontrará a descrição de uma das sete leis --equilíbrio, transformação, poder, amor, criatividade, intenção e transcendência-- e os vínculos entre a criação de lendas e a construção do caráter.

Segundo o autor, "Esses super-heróis são desesperadamente necessários para a solucionar nossas atuais crises em um mundo tomado por conflitos, terror, guerra, ecodestruição e injustiças sociais e econômicas".

Adepto das teorias do suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), Chopra argumenta que esses seres criados pela imaginação fazem parte do inconsciente coletivo e seus símbolos arquétipos. "As 7 Leis Espirituais dos Super-Heróis", elogiado por Stan Lee, se envereda pelo mundo da ficção para extrair lições de autoconhecimento.

Fonte: Livraria Folha

0 comentários:

Postar um comentário