29 de jul de 2012

[especial criança] Os 600 livros que toda criança deve ler antes de entrar para a escola

O título aparentemente ambicioso do Guia deve ser a meta de toda família: ler 100 livros por ano - cerca de dois por semana - para as crianças antes da idade escolar. Além de uma introdução que explica a importância de se ler para crianças pequenas com estímulo para o desenvolvimento da linguagem e da inteligência, o livro apresenta resenha dos 600 títulos, divididos por faixa etária, de zero a 6 anos.

O primeiro objetivo do Guia é orientar pais, educadores e bibliotecas sobre os tipos de livros e leituras adequados para cada idade.  O segundo é estimular a produção de livros de alta qualidade adequados para crianças dessas idades.  Para isso, o catálogo será atualizado a cada dois ou três anos, apresentando novos títulos e estimulando autores, ilustradores e editores.

O terceiro objetivo consiste em oferecer às crianças brasileiras um conjunto mínimo de leituras que lhe possibilitem um conhecimento amplo do mundo, do funcionamento dos objetos, da nossa cultura, da cultura universal, enfim, um fundo comum de conhecimentos que toda criança brasileira deve adquirir. Para isso, a publicação inclui não apenas livros de literatura, mas também informativos, descritivos e livros sem textos para crianças muito pequenas.  Introduzir a criança no mundo dos livros significa introduzir o mundo na vida das crianças.

Consulte aqui os 600 livros, organizados por faixa etária, autor e editora. Em breve a busca poderá ser feita também por tema e gênero.

0 comentários:

Postar um comentário