31 de ago de 2012

[sexta turística] As Grandes Festas do Mundo


No Brasil e em diversas outras partes do mundo, o grito é de Carnaval. Em Munique, na Alemanha, brada-se O'zapft is para que se abra o primeiro barril de cerveja e tilintem-se os copos da Oktoberfest. Os mexicanos, em procissão, cantarolam a meio-tom em homenagem aos mortos, enquanto um jato d’água dá início a uma nada convencional guerra de tomates em Buñol, na Espanha.

As Grandes Festas do MundoCompletamente diferentes na essência, As Grandes Festas do Mundo são retratadas em um livro ilustrado publicado pela Editora Europa e têm em comum o fato de proporcionar, ao menos por alguns dias ou instantes, uma alegria contagiante a milhares, por vezes milhões de pessoas. 

Em algumas dessas festividades, esse sentimento é proveniente de uma crença descomunal, como ocorre no Kumbh Mela indiano, no qual os hindus se banham no Ganges e em outros rios por acreditar que suas águas são sagradas. Há casos, no entanto, em que a fé apenas desencadeou a reunião popular, que ao longo dos anos agregou outros elementos aos festejos para dar vida a algo mais peculiar. O Festival de São Firmino, na Espanha, e o Dia de St. Patrick, na Irlanda, são bons exemplos disso. 

Existem ainda os eventos com motivação política. Na Holanda, a própria família real desfila por algumas cidades no dia em que a nação se veste de laranja para celebrar o Dia da Rainha. Com bonecos minuciosamente confeccionados, os espanhóis satirizam alguns representantes sociais durante as Fallas. Enquanto isso, as contradas (espécie de bairros) italianas se desafiam no Palio da cidade de Siena, uma das corridas de cavalo mais tradicionais do planeta. Mais séria, a defesa aos direitos homossexuais se apegou ao humor para dar origem a um dos eventos mais divertidos do planeta, a Parada do Orgulho Gay, realizada com muita alegria em todos os continentes. 

O livro As Grandes Festas do Mundo mostra ainda: o Dia das Bruxas (Haloween) de Nova York, o colorido Holi, na Índia, o tradicional Gion Matsuri, no Japão, o Mardi Gras, o divertido carnaval de Nova Orleans, e a tailandesa Full Moon Party, a maior celebração de praia do mundo.


0 comentários:

Postar um comentário