Rubem Alves gosta de metáforas e as utiliza poeticamente, levando o leitor a profundas reflexões sobre a saúde do corpo e da alma. Moacyr Scliar, médico e apaixonado pela história da medicina, conduz o leitor a uma viagem pelo tempo, levando-o a descobrir que a medicina por um longo período se preocupou mais com a alma do que com o corpo, sendo este apenas um invólucro para uma alma eterna que teria o céu quando o corpo fenecesse.
E como tratar as doenças da alma? O que fazer com a inveja que corrói, com ciúme, a avareza? Como tratá-las? E como trabalhar a culpa que muitas vezes não permite o indivíduo viver em paz? Poderia a palavra ser um tratamento para as doenças que atingem a nossa alma? Essas e outras considerações foram brilhantemente elaboradas pelos autores, permitindo ao leitor a reflexão que levará à compreensão e talvez à cura da própria alma.
A conversa contou, ainda, com a mediação do editor Odorico Monteiro, médico, doutor em saúde pública pela UNICAMP e professor da Universidade Federal do Ceará.
Fonte: Podler
0 comentários:
Postar um comentário