19 de jul de 2012

[quinta científica] Política - quem manda, por que manda e como manda



Fim do mundo, Olimpíadas e eleições. Parece que o ano de 2012 começou repleto de grandes responsabilidades e pretende marcar época. E já que em outubro vamos novamente às urnas, a obra “Política – quem manda, por que manda e como manda”, de João Ubaldo Ribeiro pode ser uma leitura inspirada para a época.


No livro, o autor busca fazer comparações cotidianas para aproximar o leitor do universo da política, muitas vezes interpretado apenas como o ato de votar. Com uma linguagem que pretende prender o leitor e conduzi-lo aos labirintos desse mundo, João Ubaldo nos coloca como engrenagens da verdadeira máquina que é o sistema brasileiro.


Outro ponto também abordado por ele é a questão dos blocos partidários e a maneira que os candidatos são moldados a fim de cumprirem com os próprios interesses e com os quereres de sua aliança.

Como falar sobre o poder é algo um tanto vago e passível de mudanças constantes, o autor deixa claro que, com seu livro, ele não encerra o assunto, apenas trata de aspectos fundamentais e princípios básicos desse verdadeiro mundo que é a política: quem domina quem? Quem exerce tal poder com tanto interesse imposto dentro desse tal “poder” e dessa tal “política”.

(Fonte: blog Meia Palavra)

Sem usar jargões nem impor qualquer visão particular, João Ubaldo destrincha alguns enigmas desta atividade inexorável à vida humana - a Política. Tem a ver com quem manda, por que manda, como manda. E João explica isso tudo como ninguém. Vai comendo pelas beiradas, explicando que coisa é essa, a Política, e por que ela interessa a todos e a cada um, e aos poucos desvendando conceitos fundamentais da sociedade e do Estado.

(sinopse retirada de Saraiva.com)

0 comentários:

Postar um comentário